O Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM), desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em 1975, é produto da unificação de mais de quarenta modelos de instrumentos utilizados, ao longo dos anos, para coletar dados sobre mortalidade no país. Possui variáveis que permitem, a partir da causa básica de óbito atestada pelo médico, construir indicadores e processar análises epidemiológicas que contribuam para a eficiência da gestão em saúde.
O SIM foi informatizado em 1979. Doze anos depois, com a implantação do SUS e sob a premissa da descentralização teve a coleta de dados repassada à atribuição dos Estados e Municípios, através das suas respectivas Secretarias de Saúde. Com a finalidade de reunir dados quantitativos e qualitativos sobre óbitos ocorridos no Brasil, o SIM é considerado uma importante ferramenta de gestão na área da saúde que subsidiam a tomada de decisão em diversas áreas da assistência à saúde. No nível estadual, sua gestão está afeta ao Núcleo Especial de Sistemas de Informação em Saúde NESIS/SESA.
Para esclarecimento de dúvidas sobre os dados, entrar em contato com os responsáveis no Núcleo Especial de Sistemas de Informação em Saúde - SSVS/SESA – sim@saude.es.gov.br .
Para acesso às fichas e instrutivos de preenchimento de registros de mortalidade, clique aqui: https://app.wiki.saude.es.gov.br/pt-br/vigilanciasaude/sistema-de-informacao-e-dados/microdados